segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ENCANTOS DA FILOSOFIA BUDISTA - PARA INICIANTES

A REVOLUÇÃO INTERNA GERA A TRANSFORMAÇÃO EXTERNA

Qual a vantagem de praticar o Budismo de Nitiren na Soka Gakkai?
É a posssibilidade de domar a escuridão fundamental (ilusão), agir pelo bem, vivenciar a cristalina unicidade de mestre e discípulo e ainda experimentar a satisfação plena e profunda da mais elevada condição humana: o estado de Buda.

Todos procuram a pratica do Budismo com um interesse comum: benefícios!
Muitos questionam: "O que terei de concreto quando iniciar a prática da fé budista?

Primeiro é preciso entender o significado de benefício na filosofia budista, pois essa é uma noção revolucionária e interessante.

O que é?

Benefício é a capacidade individual de produzir valor independentemente da realidade que se vive, ou seja, de realizar a própria revolução em emio a realidade. O benefício da prática budista é viver plena e satisfatóriamente sob quaisquer circunstâncias.

Simplificando

É natural o ser humano esforçar-se para ter uma vida melhor (pessoal, profissional, familiar e financeira). Perder ou ignorar esse ímpeto é o mesmo que estar morto. Mas nossa idéia de benefício não se limita ao lucro visível aos olhos.
Se o budismo rejeitasse completamente esse "lucro"não passaria de mera doutrina abstrata, separada da vida real. Consequentemente se tornaria uma religião enfraquecida, incapaz de oferecer um caminho seguro para as pessoas melhorarem concretamente a vida.

"O poder supremo do Nam Myoho Rengue Kyo, nos capacita a transformar qualquer impulso ilusório, carma negativo e sofrimento em estado de Buda, sabedoria e benefício.
Não há carma negativo que não possamos mudar. Essa é uma extraordinária fonte de esperança. Assim não há razão para lamentarmos nem nos desesperarmos."

Obs: textos retirados do Brasil SeiKyo - 08 de maio de 2010 - Ed. 2034

Nenhum comentário:

Postar um comentário