sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ENCANTOS DA FILOSOFIA BUDISTA - PARA INICIANTES - 2 -

A META É GERAR VALOR

A questão não é se por meio do Daimoku se consegue conquistar algo material ou não.
Mas se a pessoa consegue ou não produzir grande valor interno (como coragem, alegria, satisfação etc) enquanto busca ese objetivo(material). Se essa busca gera valor, isso é benefício. Se gera sofrimento, é negativo.
Na série "Sabedoria do Sutra de Lotus", consta: "Alguns interpretam benefícios de forma errada, considerando-o como uma indicação da preocupação com os bens materiais e, com base nisso, menosprezam o budismo, tratando-o como uma religião inferior. Mas a doutrina budista do beneficio é um ensino que tem a ver essencialmente com a purificação e a transformação da própria vida"

E MEUS DESEJOS MUNDANOS?

Cada individuo possui uma lista de desejos mundanos a ser realizada que ultrapassaria uma folha (alguns encheriam até um caderno) .

Por meio da prática budista esses desejos se tornarão realidade?
Se a prática da pessoa conseguir eliminar o sofrimento de não ter tais coisas e ainda assim gerar uma imensa satisfação pelo simples fato de estar vivo e lutando por essas questões, então, será a causa de conquistas em todos os níveis.

ENERGIA VITAL É O ESSENCIAL

Se o objeto de desejo gerar insatisfação, ansiedade ou sofrimento, o encanto se quebra e a revolução humana não acontece. Todos os aspectos externos mudam naturalmente quando se gera energia vital internamente. Isso é explicado pelo principio do esho funi (unicidade do ser vivo e seu ambiente).

Essa idéia está expressa na frase do Presidente Ikeda:
"A questão principal é : uma ação positiva possui um beneficio inerente.
O beneficio não é absolutamente algo que vem de fora. Ele surge de dentro de nossa própria vida; manifesta-se por nossas ações. O beneficio jorra como água de uma fonte. É isso o que significa beneficio".

E COMO SE FAZ ISSO?

Como tornar o "eu" uma fortaleza capaz de não se abalar diante dos problemas a tal ponto que a própria circunstancia (não importa qual) seja motivo de felicidade?
Simples: - Recitando o Nam Myoho Rengue Kyo e realizando o Chakubuku: as duas práticas básicas dos membros da Soka Gakkai. Realizar essas ações (orar e propagar) com a" mesma mente de Nitiren" significa agir em exato acordo com o BUDA e, então, conseguir os mesmos efeitos de um Buda.

A CHAVE ESTÁ NO GOHONZON

O objetivo do Budismo Nitiren é capacitar a pessoa a desenvolver um mundo interior rico e abundante de força vital. Seja vivendo uma situação agradável, seja sob as mais terriveis tempestades, nada abalará um ser humano assim e quanto mais a pessoa vive, mais gera valor e felicidade.
A CHAVE ESTA NA MANEIRA COMO ELA ORA AO GOHONZON, que é a fonte de toda essa energia. O maior beneficio de um ser vivente é descobrir e saber utilizar o poder de gerar valor e felicidade a qualquer momento.

DETERMINAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário